10 características de um bom web designer

Existem milhares de web designers no mercado. Mas quais são as características mais desejadas quando se deseja encontrar alguém realmente bom? Confira!

1. Eles são bons ouvintes – A característica mais importante de um bom web desginer é a habilidade de escutar e entender o que seus clientes buscam. Bons profissionais são capazes de entender o que você precisa mesmo que você não saiba sintetizar suas necessidades com palavras. Eles ainda sabem como questiona-lo sobre detalhes e informações que serão úteis no seus trabalho.

2. Eles respeitam suas ideias – Um bom web designer está sempre aberto a ouvir o que você tem a dizer. O profissional deve enconraja-lo a dividir suas ideias e busca integra-las à sua arte final. Eles ainda respeitam o cliente o suficientemente para explicar porque certa sugestão não funcionaria tão bem em determinada situação de maneira a evitar embaraços e constrangimentos.

3. Eles de comunicam bem – Assim como a habilidade de saber escutar, a habilidade de se comunicar é uma característica de um bom web designer. Termos técnicos e tecnologias devem ser explicados de maneira simples para quem não está familiarizado com os mesmos.

4. Eles são bem familiarizados com versões diferentes de tecnologias web – Os melhores web desginers tem cum bom conhecimento de ferramentas que podem auxilia-lo na construção de sites. Além de entender bem  as marcações HTML e atributos CSS, deve trabalhar cm conteúdo multimídia e estar preparado para contornar problemas com versões de tecnologias diferentes.

5. Eles usam a tecnologia como meio para atingir seus objetivos – Existe uma grande diferença entre proeficiência e conhecimento sobre as últimas tecnologias e o momento correto de utiliza-las. O conhecimento, nesse caso, está mais ligado ao ‘bom senso’, que deve ser característica de todo bom web designer. Cada site é um caso particular, e além do know-how para se trabalhar com as tecnologias, é preciso também conhecimento e bom senso para aplicar essas tecnologias aonde são apropriadas.

6. Eles tem em mente o negócio do cliente aliado ao bom design – Existem muitos designers que são ótimos para criar layouts, mas são péssimos para traduzir nesses layouts o negócio do seu cliente. O site deve ser sempre eficiente e visar o público do contratante, visando usabilidade e acessibilidade, seguindo a identidade visual e de negócio do seu cliente.

7. Eles não tem medo de sugerir opções que podem economizar seu tempo e dinheiro – Um bom profissional irá lhe sugerir alternativas que possam economizar tempo e dinheiro, quando existirem, mesmo que isso signifique um valor menos de projeto, e consequentemente, menos dinheiro para ele.

8. Eles tem uma boa visão estética e conhecem padrões de usabilidade e acessibilidade –É claro que um bom designer deve ter a habilidade de criar layouts bonitos. Mas os sites também deve ser atrativos, fáceis de navegar e intuitivos em ações do tipo exclusão e ao adicionar elementos. As cores devem ser bem escolhidas, de modo que o texto possa ser lido sem dificuldades.

9. Eles são capazes de integrar a identidade visual da empresa em seu novo site – Se a empresa já possui uma identidade visual, é extremamente importante que seu site reflita essa identidade, mantendo os padrões utilizados em papelarias, logotipos, anúncios, entre outros.

10. Eles tem um processo claro de desenvolvimento – Bons profissionais já trabalharam em vários projetos. Asim, já passaram por ‘enrascadas’ e sabem como evita-las. Assim, um processo claro é definido desde o início do desenvolvimento do site, e o cronograma é seguido fielmente.

Traduzido e adaptado de WPsite.com

// Comente!

comentários

eufacoprogramas

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

2 Comentários

  • Responder junho 20, 2012

    WILLIAN ALMEIDA

    Muito bacana o post..parabens !
    Eu trabalho na área e acho super bacana quando vejo matérias neste assunto.

  • Responder dezembro 11, 2013

    Matheus Ailton

    Achei essas características relevantes, como foi dito no começo do Post, milhares e milhares de Web Designer no mercado de trabalhado, se torna crucial ser diferente e inovar cada vez mais!

// Siga as boas práticas: Comente!