O que é o Silverlight?

O Silverlight é um plug-in cross-browser e cross-platform para disponibilizar a próxima geração de conteúdo interativo e multimídia para aplicações web baseadas no Microsoft.NET. Ou seja, o Silverlight é a grosso modo igual o Flash da Adobe.O Silverlight utiliza diversos tecnologias como o JavaScript, XML, .NET Framework e XAML (eXtensible Application Markup Language), sendo possível utilizá-lo com diversas ferramentas como o Microsoft Expression Blend e o Microsof t Visual Studio e também é possível programá-lo com diversas linguagens como JavaScript, C# ou VB .NET.Com o Silverlight é possível disponibilizar rapidamente e com custos-competitivos áudio e vídeo de alta qualidade para os browser Internet Explorer, Safari e Firefox tanto para Windows como para Mac. Outras aplicações para o Silverlight é a criação de jogos simples, gadgets e a apresentação na web de informações em geral com uma interface aperfeiçoada.

O Silverlight é parte de um novo conceito de interação com o usuário que a Microsoft  denomina User eXperience (UX) e que vai além do uma interface bonita.

Também vale lembrar, que o Silverlight não é uma tecnologia isolada, ele é uma das partes finais de um conjunto de tecnologias inter-relacionadas.

Características do Silverlight

As principais características do Silverlight são: – Plug-in com tamanho reduzido (aproximadamente 1 Mb) facilmente integrado com os principais navegadores (IE 6, IE 7, Firefox, Safari) – Apresentação em tempo de execução da renderização de XAML permitindo animações com gráficos 2D, textos e mídias – Apresentação de áudio e vídeo interativo para o conteúdo Windows Media (WMV e WMA) e MP3. O áudio e vídeo são chamados como um media element do XAML o que fornece grande flexibilidade na apresentação.

– Camada de programação consistente com a arquitetura web pois o Silverlight XAML é exposto utilizando o modelo DOM. O Silverlight também possui um CLR (Common Language Runtime) o que nos permite programá-lo com o .NET, sendo então possível utilizar C# ou VB para programá-lo.

O conteúdo com Silverlight pode ser disponibilizado de diversas maneiras: – Dentro do próprio arquivo através inline XAML e JavaScript- Através de arquivos XAML e JavaScript externos- Através de um pacote compactado contendo o XAML, códigos, imagens, fontes e mídias.

Retirado do blog de Euclideshuma.

// Comente!

comentários

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

// Seja o primeiro a comentar!