Nesse post trago algumas ferramentas online que são uma mão na roda para desenvolvedores web que não manjam muito de design.

ferramentas de design para desenvolvedor web - Ilustração do artigo

Imagens Royalty-Free

Diga tchau às imagens sem-graça: No Pexels ou Pixabay você encontra imagens royalty-free gratuitas para utilizar em seu projetos – pessoais e comerciais.

Esses são os meus sites favoritos para esse tipo de busca! No Pixabay você também encontra vídeos, vetores e ilustrações.

Pixabay

Alguns outros sites que vale a pena conferir:


Gerador de Texto

Precisando de textos para testar uma página?

Ao invés de digitar uma sequência de textos qualquer, utilize um gerador de textos. O Blind Text Generator faz isso para você. Basta entrar na página e com um clique, você tem um texto gerado.

É sempre legal utilizar esse tipo de ferramenta, já que, mesmo que o texto gerado não tenha sentido algum, ele é visualmente parecido com uma publicação qualquer. O bacana do Blind Text Generator é a possibilidade de uma série de personalizações, que podem facilitar sua vida e poupar tempo.

Ferramentas para desenvolvedores Web - Blind Text Generator

Criando um ícone em segundos

Está precisando de um ícone legal e não encontra por aí nada que te agrada?

O Favicon pode ser uma opção bacana – mesmo que você não entenda quase nada de edição de imagens. Com a opção de criar um ícone do zero ou através da importação de imagens, o site oferece até opções de animação. Você cria um ícone personalizado em minutos!

ferramentas-para-desenvolvedores-web-favicon

Agora a preguiça bateu ou o tempo é curto? Então a solução pode ser o Google dos Ícones, Find Icons.

Outra opção muito legal é o FlatIcon. Essa é uma das minhas ferramentas favoritas. Os ícones são modernos, você pode customizar cores para que os ícones tenham a cara do seu projeto.


Fontes

Encontrar uma fonte para seu projeto que seja exatamente aquilo que você quer nem sempre é uma tarefa fácil.

Com o Type Navigador a questão muda. Aqui é muito fácil  buscar fontes, seja por seu nome, seja por suas características: O site conta com um tipo de busca personalizável, aonde você pode escolher uma série de atributos referentes ao tipo de fonte que deseja, e o site faz uma busca avançada trazendo os resultados compatíveis.

ferramentas-para-desenvolvedores-web-typenavigator

O problema é saber se duas fontes combinam? Nesse caso o FontJoy ou FontPair podem te ajudar!


Outros designs

Como dizem por aí: uma imagem vale mais do que mil palavras!

Se você trabalha para clientes pequenos, pode ser que uma hora ou outra seja necessário criar uma arte para rede sociais ou um banner para uma página web. Se você não manja muito de design e quer uma ajuda nessa hora, o Canva é melhor opção para você.

O Canva é uma ferramenta online onde você pode criar designs para tudo, sem ser necessário conhecimento em design. contando com vários tipos de templates.

// Comente!

comentários