Android assume a liderança do mercado de sistemas móveis nos EUA

Pesquisa realizada pela Nielsen mostra que, entre novembro e janeiro, o sistema da Google superou as plataformas rivais.

De acordo com o mais recente relatório da Nielsen, o sistema operacional Android acaba de ultrapassar os concorrentes iPhone e BlackBerry em número de usuários.

Dispositivos com o sistema da Google tinham 29% do mercado norte-americano entre novembro de 2010 e janeiro desse ano. Esse número supera em dois pontos percentuais a participação registrada pelos rivais BlackBerry e iPhone.

Os números da pesquisa de dezembro de 2010, também realizada pela Nielsen, mostravam os três concorrentes empatados. “Eu diria que hoje pela primeira vez, podemos anunciar a liderança do Android”, disse um porta-voz da Nielsen.

No mesmo período, entre novembro de 2010 e janeiro de 2011, os sistemas da Microsoft, Windows Mobile e Windows Phone 7, estavam presentes em 10% dos smartphones nos EUA. O WebOS, da HP e o Symbian, da Nokia, atuavam no mercado com 4% e com 2% respectivamente.

Os dados foram colhidos com base em 14.701 entrevistas com proprietários de linhas pós pagas, diferentemente do método de pesquisas usado pela Gartner, pelo IDC e por outros institutos de pesquisa.

Na competição entre os fabricantes de hardware, Apple e RIM bateram HTC e Motorola, ambos da linha Android. Isso se deve ao fato de o hardware de Apple e RIM ser proprietário, a passo que o Android é adotado por várias fabricantes. No segmento de sistemas Google, a HTC lidera com 12% do mercado, seguida pela Motorola, com 10%.

O público consumidor da plataforma Android revelou ser o mais novo: na faixa entre 18 a 34 anos, 14% usam o sistema. No caso do iPhone e do BlackBerry, a participação é de 12% e 11%, respectivamente.

O maior grupo de usuários de smartphones nos EUA está na casa dos 25 a 34 anos de idade, um pouco a frente do grupo entre 35 e 44 anos.

 

Por Matt Hamblen – Computer World

// Comente!

comentários

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

// Seja o primeiro a comentar!