Ciência sem Fronteiras – Estude por um ano no exterior!

Há aproximadamente um ano anunciei aqui no blog o programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal. Na época o Ministério da Ciência e Tecnologia anunciou que iria investir em aproximadamente 100 mil bolsas nos próximos 4 anos. Resolvi fazer minha inscrição, optei pela Holanda, e hoje, dia 20 de Agosto, 1 ano depois, estou aqui no país das tulipas!

Então, se você é universitário, com 20% à 90% do curso, corra e faça já sua inscrição! O Governo abriu um novo edital e há vários países como opção. Basicamente você deverá realizar uma prova de proeficiência do idioma do país que escolher – na maior parte o idioma exigido é o inglês. Mas não se iluda: quando você chegar no país provavelmente tudo vai estar no idioma do lugar!

Aqui na holanda absolutamente TUDO nas ruas é em holandês, estou meio perdida – hahahaha! Mas as pessoas falam inglês, e na maioria das vezes, um terceiro ou quarto idioma também.

Minhas aulas se iniciarão no dia 27 de Agosto e pretendo continuar atualizando o blog e a página no Facebook, principalmente agora, que irei ver tanta coisa nova por aqui. O curso escolhido por mim é o Art & Technology, na Saxion University of Applied Sciences.

De uma maneira geral, a Holanda é um ótimo país para pessoas que gostam da indústria criativa. Existem várias universidades voltadas para TI também, grande parte dos amigos brasileiros que estão vindo para cá fazem cursos como Ciências da Computação e Sistemas de Informação no Brasil.

Criei um Tumblr para ficar mais fácil compartilhar as fotos daqui com a família e amigos. Para quem quiser conhecer mais um pouquinho da Holanda: http://gabinaholanda.tumblr.com/

O número de vagas para os países não é divulgado pelo programa no momento da inscrição. No edital que participei foram aproximadamente 200 vagas e existem informações não oficiais de que o número de bolsas para a Holanda, nesse edital, seja de 100 vagas.

Portanto, se teu sonho é fazer um intercâmbio no exterior, corra atrás! Ouvi muitos ‘não’ no início, várias pessoas do próprio departamento de intercâmbio da universidade dizendo que era difícil, mas hoje estou aqui, escrevendo para vocês direto da HOLANDA!

Em caso de dúvidas, postem aqui que tentarei ajuda-los. Busquem também no Facebook, existem grupos de todos os editais e países espalhados por lá!

Alguns links que podem ser úteis:

ciencia-sem-fronteiras-holanda-saxion

Espero vocês aqui! 🙂

// Comente!

comentários

eufacoprogramas

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

10 Comentários

  • Responder agosto 20, 2012

    Dérik César

    Muito legal essas informações que você compartilhou. (y). Só as fotos que você tirou parecem que não existe pessoas aí na holanda .. só você que está ai? rss

    • Responder agosto 20, 2012

      eufacoprogramas

      hahaha, tipo isso 🙂 na verdade as ruas aqui são muito tranquilas, principalmente na cidade aonde estou, em Enschede! Essa semana chegarão mais brasileiros e aí vou começar a sair mais. Por enquanto não me arrisquei a ir muito longe porque é realmente TUDO em holandês e as ruas são muito parecidas, aí estou com medinho de ficar perdida!

  • Responder agosto 20, 2012

    Rodrigo

    Gostaria de saber como funciona esse teste de proficiência em linguas… pode me explicar?

    • Responder agosto 20, 2012

      eufacoprogramas

      É um teste que mede se você realmente sabe se virar no idioma. No caso do inglês, por exemplo, existem duas opções, o IELTS e o TOELF. Eu fiz o IELTS. Não é uma prova fácil, todas as habilidades são medidas – escrita, leitura, conversação, escuta. Aí você tem que ter uma nota mínima para a universidade te aceitar. Em alguns caso, como na Itália, teve gente que não conseguiu tirar essa nota mínima mas que o governo mandou antes mesmo assim para poder fazer um curso e depois realizar a prova denovo. Mas no caso do inglês não vi isso acontecer.

  • Responder janeiro 17, 2013

    Simão

    Quero ir daqui a um ano pros EUA, de preferencia, mas se for pra outro país, não tem problma.
    Queria saber algumas dicas do que fazer, e que fases vc teve q passar pra consiguir. Tenh esse sonho de estudar fora, to querendo reunir toda ajuda possivel pra conseguir realiza-lo!

  • Responder fevereiro 12, 2013

    SW

    Gabi, é realmente nescessário ter feito o ENEM pra participar do programa?

    • Responder fevereiro 13, 2013

      eufacoprogramas

      Era pré-requisito quando vim, mas agora não sei dizer ao certo.

  • […] mais curta (se você quiser saber mais, é só perguntar nos comentários ), vim para a Holanda como contei aqui, comecei a estagiar na Saxion e a trabalhar sério com Redes Sociais e Estratégias Online (aka […]

  • […] não sabe, vim parar aqui na Holanda pelo programa Ciência sem Fronteiras – como já contei aqui. Durante o evento responderei dúvidas a respeito da vida na Holanda, dicas de intercâmbio, bolsas […]

// Siga as boas práticas: Comente!