Criando um Web Service no Visual Studio 2010

Com o avanço da internet e a tranferência em massa da informação, surge uma nova necessidade: o compartilhamento de dados entre as aplicações, hoje conhecida como “sistemas distribuídos”. O que acontece é que muitas vezes existem vários programas diferentes, operando em vários sistemas e plataformas que trabalham com os mesmos dados. A partir daí surge a necessidade dos WebServices, que nada mais são do que componentes que permitem as aplicações enviar e receber dados XML para que esses dados possam ser aplicados em cada sistema.
O principal motivo para se utilizar WebServices é o compartilhamento de dados, tornando os sistemas cada vez mais integrados e trazendo otimização aos processos da organização.

Criando um Web Service Application no Visual Studio 2010

  • Abra o Visual Studio 2010 e crie um novo projeto -ASP.NET Web Service Application

  • Abra o arquivo Service1.asmx para visualizar seu código. Crie um novo método que receberá uma string como parâmetro e retorna uma outra string. Adicione o atributo [WebMethod] antes de sua função. Esse atributo indica ao código que a função deverá ser trabalhada como um Web Service.
[code language=”csharp”] [WebMethod] public string RetornaNome(string name)
{
return “Olá” + name;
}
[/code]
  • Clique com o botão direito sobre esse mesmo arquivo – Service1.asmx , e defina-o como a Start Page. Salve seu projeto e debugue-o.

  • Você verá uma página que terá o link com todas as funções definidas em sua página – como só criamos uma, é o único link que você verá. Ao clicar sobre ele você será redirecionado para uma página de teste, aonde poderá inserir uma string e invocar (ou chamar) – invoke, o método. O retorno será um arquivo XML com o que foi definido na função.

Criando uma Web Solution que consome um Web Service

  • Uma maneira de utilizar Web Services de maneira eficiente é trabalhando com páginas web. Adicione um novo Web Application ao seu projeto.

  • Adicione uma referência ao Web Service que criamos anteriormente. Na janela que será aberta, selecione a opção Web Services in this solution, clique em avançar. Ao concluir o processo será criado um nó com o nome localhost em seu diretório do Web Application.

.

  • Crie um web form default dentro de sua aplicação web. Adicione a esse web form um textbox, uma label e um botão, como na imagem abaixo:

  • Adicione um novo label abaixo, sem texto, aonde será exibido o resultado de nossa operação. Com um duplo clique no botão, criamos uma a função que ocorrerá ao botão ser clicado. Crie uma instancia para seu web service localhost e chame o seu método RetornaNome(string s), retornando o valor a label que criamos por último.
[code language=”csharp”] protected void bntEnviaNome_Click(object sender, EventArgs e)
{
localhost.Service1 ws = new localhost.Service1();
lnbResultado.Text = ws.RetornaNome(txbNome.Text);

}
[/code]

Salve sua aplicação e execute-a. Você acabou de criar uma aplicação web que consome um web service!

Para baixar os arquivos desse tutorial, clique aqui.

Se você gostou desse tutorial, consulte também: “.Net Web Services –  Trabalhando com tipos complexos de dados



// Comente!

comentários

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

5 Comentários

  • […] admin_pr No Comments Tweet No tutorial anterior criamos um web service simples e uma página web que consumiria esse web service. Continuaremos o […]

  • […] Criando um Web Service no Visual Studio 2010 […]

  • Responder março 4, 2014

    Denis

    Bom post.
    Poderia entrar em contato comigo para solucionar algumas dúvidas?

    Muito obrigado

    • Responder março 22, 2014

      Eu Faço Programas

      Quais as suas dúvidas, Denis?

  • Responder junho 27, 2014

    Thonny

    Olá, boa tarde. Como você faria um webservice utilizando schemas ? Por exemplo, no site da ANS, tem os schemas para geração de arquivos xml que serão trocados entre prestadores e operadoras de plano.
    baixei os schemas e gerei as classes. Como você criaria este webservice para gerar os arquivos de envio e retorno ? Att

// Siga as boas práticas: Comente!