Desenvolvendo em .Net para Iniciantes

Seja bem vindo ao mundo do desenvolvimento web. Se você já tem uma bagagem legal de C# – ou VB.Net, apesar de que irei tratar esses tutorias com C#, não terá dificuldade em acompanhar.

O material é baseado no curso Microsoft Students to Bussiness , da edição de 2010, a qual participei e fui premiada com o melhor projeto no pólo de Belo Horizonte.


Como funciona um Web Site

 

Não tenho o intuito de explicar aqui como funciona a rede mundial de computadores ou explicar tecnicamente e detalhadamente esse tópico.

Basicamente o que precisamos saber é que um servidor Web processará as páginas que serão desenvolvidas em Asp.Net e enviará o código HTML ao browser do cliente.

 


HTML

O HTML nasceu com a finalidade de estabelecer uma forma simples  para publicar sites na internet. Significa, de forma literal, linguagem de marcação de hipertexto e, como o próprio nome diz, não é uma linguagem de programação e sim uma linguagem de marcação.

Se você é familiar com o HTML, siga em frente. Caso o contrário, é aconselhável que se entenda pelo menos o básico da linguagem. Aconselho como material de estudo os tutorial do site Criar Web . É importante que você tenha conhecimento da linguagem para não se sentir “perdido” e entender o que está sendo feito com maior clareza.

Por ser uma linguagem de marcação, o HTML permite a criação de páginas estáticas somente, e as linguagens de programação web surgem para contornar esse problema. Elas interpretam e modificam o código HTML no servidor, enviando ao cliente o que será lido.

Sua estrutura básica compreende da tag <html> delimitando o documento; Dentro dessa tag existe um cabeçalho, delimitado por <head> , e um corpo, delimitado por <body> , aonde são colocados os textos, imagens, vídeos –  o conteúdo da página.


Os comentários em HTML são tratados da seguinte forma:

<!– Comentário –>

Os tags ou marcadores são estruturados da seguinte maneira:

<!– Inicio da tag –> 

<nome_da_tag atributo=“valor”>

<!– Fim da tag –>

</nome_da_tag>

<!– ou uma tag vazia –>

<nome_da_tag atributo=“valor”>


Javascript

O Javascript é uma linguagem de programação que surgiu com intuito de auxiliar no problema do HTML lidar apenas com páginas estáticas. Ela é interpretada pelo browser e “roda” ao lado do cliente, mas não resolve problemas mais complexos – Vamos utilizar o C# para isso 😀

É muito utilizada na validação de formulários e comunicação de forma assíncrona de dados com o servidor (conceito conhecido como AJAX). Pode aparecer em blocos delimitados por tags <script> em blocos html ou em arquivos separados, destinados a esse fim.


<html> 

<head>

<script language=”javascript“>

function Carregar()

{

document.getElementById(“texto”).innerHTML = “Pronto…”;

}

</script>

</head>

<body>

<a href=”#” onclick=“Carregar()”>Próxima página</a>

<div id=“texto”></div>

</body>

</html>

O Visual Studio oferece aos desenvolvedores, além de inline sense para JavaScript, compatibilidade entre os objetos criados no servidor com os pseudos objetos JavaScript presentes no cliente; lembrando que JavaScript não é Orientado a Objeto.


Ufa! 🙂

Inicialmente é isso! No próximo artigo, entenderemos como o que é o Asp.Net mais profundamente.

// Comente!

comentários

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

// 1 Comentário

// Siga as boas práticas: Comente!