Desenvolvendo Interfaces – A Posição do Menu

Recentemente tive um impasse  com meu professor da Interface Homem Máquina na faculdade. O motivo? A interface com menu do lado direito.

posicao-do-menu

Não concordando com o argumento de que o menu à direita atrapalha a usabilidade do site para o usuário, resolvi fazer uma pesquisa maior sobre o assunto.

Para indexar as páginas em um site, os buscadores “enxergam” apenas o que está escrito na página, e não no código. Por isso muitos especialistas não recomendam colocar muitas imagens e gifs na parte superior do site.

Mesmo que o sistema real utilizado pela Google seja muito complexo, em geral vale a regra de “ver quem vem antes”. E com isso, quer dizer que a sua página é divida e lida em seções, que podemos definir com a ordem de prioridade abaixo:

Assim, o cabeçalho é lido primeiro, depois a parte da esquerda e, finalmente, a parte da direita. Podemos assemelhar isso à forma como nós próprios enxergamos as páginas ao visitar um site.

Voltando à questão do posicionamento dos menus, caso um site tenha o menu à esquerda, isso quer dizer que os motores de buscar vão focar sua atenção ali. Já com o menu à direita, o conteúdo do site é focado, e não seu menu.

De uma forma geral, para sites que tem atualização constante – como seria o caso do projeto que apresentei, o menu à direita é uma boa opção, já que destaca seu conteúdo, tanto para o leitor, quanto para os mecanismos de buscas.

E como vocês podem ver, a interface não fica poluída por causa de um posicionamento de menu em si, mas por uma série de outros fatores, com o uso incorreto de cores, contrastes e imagens em excesso. Escolha o melhor posicionamento para seu site, tenha bom senso e seja feliz com sua interface 🙂


Dica Final: o site Criar Sites tem uma série de artigos, chamada O que não fazer no seu site, que é muito útil e retrata erros comuns de quem está começando. Não deixe de ler!

// Comente!

comentários

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

4 Comentários

  • Responder outubro 18, 2011

    Claudio

    Eu meio que discordo. Na verdade depende do ponto de vista e que tipo de conteúdo do site.
    Vamos seguir o seu exemplo, um site de vendas de livros.
    Normalmente quando um usuário quer acessar uma página de vendas ele quer procurar alguma coisa ou acessar uma categoria específica de livros.
    E assim você colocou o menu com os links das categorias do lado direito, é o último logar que um usuário irá achar.
    E eu acredito que normalmente os usuários “enxergam” em um site é o centro e não os cantos.

    Mas isso é o meu ponto de vista e cada caso é um caso.

    Abs

    • Responder novembro 17, 2011

      Tilly

      Hallejluah! I needed this—you’re my savior.

  • Responder novembro 2, 2011

    backlinks

    hey eufacoprogramas.com owner discovered your website via search engine but it was hard to find and I see you could have more visitors because there are not so many comments yet. I have discovered site which offer to dramatically increase traffic to your website http://xrumerservice.org they claim they managed to get close to 1000 visitors/day using their services you could also get lot more targeted traffic from search engines as you have now. I used their services and got significantly more visitors to my blog. Hope this helps 🙂 They offer page rank seo search engine marketing backlink service backlink software Take care. Jay

  • […] Postado orininalmente em “Eu Faço Programas“ […]

// Siga as boas práticas: Comente!