Desenvolvendo para Android – Ententendo o Application Package

O Application Package declarado no arquivo AndroidManifest.xml é específico do Android e uma identificação única da aplicação. O identificador é único entre os aplicativos instalados no aparelho e também há somente um aplicativo com esse pacote no Android Market – funciona como uma chave primária, por exemplo.

Por outro lado, é possível que dois desenvolvedores criem dois aplicativos diferentes com o mesmo application package. Mas ambos não poderão ser hospedados no Android Market simultaneamente: O segundo desenvolvedor receberá uma mensagem de erro do tipo: “Unique App package name across Market”.

Então, como é possível acontecer conflitos com a nomeação, é recomendável utilizar o domínio do seu site ao contrário, seguido de um ponto e o nome da aplicação.
Por exemplo, para o blog poderíamos criar algo do tipo:

com.eufacoprogramas.helloandroid

É possível criar qualquer nome, com algumas restrições, como o uso de duas palavras e de um ponto separando-as.
Se não for seguir os passos acima, crie o hábito de nomear seus packages com seu nome e sobrenome seguido de ponto e nome do aplicativo, evitando assim duplicações.

// Comente!

comentários

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

3 Comentários

// Siga as boas práticas: Comente!