Design Patterns – Decorator

O padrão comportamental Decorator oferece como principal característica a possibilidade de adicionar/decorar um objeto com outras responsabilidades ou características dinamicamente em tempo de execução, além de proporcionar grande flexibilidade e manutenção de código.

Também evita-se classes sobrecarregadas e características desnecessárias nas superclasses. Um Decorator oferece a opção das responsabilidades e/ou características serem adicionadas incrementalmente e só quando necessário. Evita-se assim que a superclasse carregue características e recursos que porventura não serão utilizados. Novos decoradores podem ser criados de forma simples, sem a necessidade de alteração na superclasse.

Quer facilitar as coisas e ver o padrão aplicado em um aplicativo simples? Procure nesse link pelo arquivo DesignPattern_Decorator_JAVA.rar , implementado em Java com o auxilio do NetBeans, e divirta-se!

// Comente!

comentários

eufacoprogramas

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

3 Comentários

// Siga as boas práticas: Comente!