Design Patterns

Os Design Patterns, ou padrões de projeto, são , resumidamente, soluções já modeladas para problemas comuns à um projeto. Não tratam, especificamente, de reutilização de código, mas sim de uma padronização da modelagem, o que facilitará a documentação e também a vida de outros programadores, por já saberem “aonde está cada coisa”.

Existem vários design patterns, e cabe ao analista associar qual é o melhor para cada projeto. Na verdade, raramente um projeto é implementado somente com um padrão, já que esses tem um certo tipo de relacionamento e, quanto maior o conhecimento do desenvolvedor sobre padrões, mais eficiente será sua modelagem.

Contudo é importante reforçar que a aplicação de um padrão em seu projeto, seja ele qual for, não garante que sua modelagem é eficiente. Mais do que isso, nessa hora a experiência e conhecimento sempre vão ser fatores mais relevantes.

Os padrões de projeto podem ser dividos em:

// Comente!

comentários

eufacoprogramas

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

// 1 Comentário

// Siga as boas práticas: Comente!