E-commerce x E-business – Entendendo a diferença

Muitas pessoas confundem E-commerce com E-business. Contudo as duas palavras agregam conceitos distintos que por fim podem se complementar. “E-commerce”, ao pé da letra, significaria “comércio eletrônico”, enquanto o “E-business” faz menção a todo o processo do negócio eletrônico, podendo vir a ter, ou não, uma transação comercial.

Enquanto o E-commerce trabalha diretamente com as vendas no ambiente virtual, o E-business engloba todo o processo de negociação da empresa na rede, podendo tratar da integração com fornecedores, clientes ou até outras empresas e governo. Basicamente, os processos habituais de uma empresa agora atuam com o auxílio da internet, permitindo uma maior integração entre setores, com maior alcançabilidade, integração e agilidade no tempo de resposta.

ebusiness vs ecommerce

 Assim, podemos dizer que o E-business é um conjunto de todos os sistemas utilizados nos processos de um negócio, incluindo um ERP (Enterprise Resource Planning),  que basicamente lida com a produção, um SCM (Supply Chain Managment), trabalhando com a rede de fornecedores, um DSS (Decision Suport System) ou um processo de BI(Business Intelligence), que trabalha a inteligência do negócio e tomada de decisões estratégicas, um CRM (Customer Relationship Managment), que trabalha com a relação do cliente com a empresa e, finalmente, um processo de commerce, que lida diretamente com as transações comerciais. É importante ressaltar que nem todos os modelos de negócio atuarão em todos esses subníveis e que, todo o processo que é realizado através da internet, recebe o prefixo ‘E-’, com a indicação de “eletronic. O E-commerce então está inserido dentro do E-business.

// Comente!

comentários

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

// Siga as boas práticas: Comente!