Entendendo o Blog Marketing

Mesmo com a origem dos blogs datando no início da década de 1990, o interesse em blogs como ferramenta de marketing é um fenômeno recente. Hoje o número de blogs na internet é assustador – estima-se que exceda 10 milhões de endereços, e a ideia de conseguir monetizar esse conteúdo é uma realidade.

Existem várias formas de se praticar o blog marketing, já que o conceito abrange a publicidade através de blogs e microblogs e podemos fazer isso de diversas formas. A criação de um blog para a marca ou produto é uma boa opção, mas deve ser feita com estudo do mercado e preparação do pessoal que estará a frente das publicações. Um blog é, antes de mais nada, um canal de comunicação e nesse caso, uma forma do cliente se comunicar com o seu negócio. Se não está preparado para ouvi-lo, é melhor trabalhar com outras opções de divulgação.

Uma boa opção de prática de blog marketing é a divulgação em blogs de terceiros. Perfis influenciadores são uma forma interessante de atrair visitantes para o seu site e assim visibilidade para o seu negócio.

Existe ainda uma terceira prática, chamada de falsos blogs, que é a criação de blogs  fake, com clientes satisfeitos sobre o seu produto. Ainda que essa opção possa apresentar resultados, principalmente aliando-se a técnicas de SEO a fim de que apareça em primeiros resultados nos mecanismos de buscas, dificilmente um perfil desse tipo trará tanta credibilidade quanto os dois anteriores.

Na sociedade da informação, o usuário está cada vez mais atento ao que lhe é passado. A publicidade entra em uma nova era, em que a comunicação é fundamental. Saber divulgar é importante, mas saber dialogar, é fundamental. Daí nasce o conceito de blog marketing.

blog-marketing

// Comente!

comentários

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

// Seja o primeiro a comentar!