Hello Android – No Visual Studio

Como foi postado anteriormente, o Monodroid permite que você desenvolva para Android utilizando o Visual Studio – e reaproveitando os seus conhecimento de C#.

Nesse post faremos algo semelhante a esse post, ou seja, um aplicativo “Hello Android“, mas dessa vez no Visual Studio.

O primeiro passo é configurar o seu ambiente, baixando  e instalando o SDK Java e Android, os mesmo que você baixaria para desenvolver em Java. Você pode aproveitar os post anteriores para se familiarizar com o SDK Android e criar o seu Android Virtual. O plugin para o Visual Studio – que deve ser 2008 ou superior e não pode ser Express – você baixa aqui.


Mãos a obra!

Downloads concluídos e ambiente configurado, é hora de começar a desenvolver.

Abra o Visual Studio e clique em New Project >> Visual C# >> Mono for Android Application.

Altere o nome do projeto e o caminho a ser salvo a sua escolha e clique em ok.

Você deverá ver algo do tipo:

A primeira activity é criada automaticamente – lembre-se de buscar informações sobre esses conceitos em posts anteriores 🙂 A estrutura de layouts será explicada posteriormente, o foco desse tutorial é um exemplo simples, de exibição de mensagem.

O comando SetContentView() determina quais são os objetos que serão exibidos ao usuário. Exclua todo o conteúdo dentro da função OnCreate(Bundle bundle) e substitua pelo código abaixo:

protected override void OnCreate (Bundle bundle)
{
base.OnCreate (bundle);

var hello= new TextView (this);
hello.Text = “Hello, World”;

SetContentView (hello);
}

Acima criamos então uma variável que recebe um valor de texto qualquer e essa variável é passada ao SetContentView(), sendo exibida ao usuário. E está seu código está pronto!

Para rodar a aplicação você deve ter criado uma máquina virtual antes. Ao apertar F5, caso não tenha iniciado a emulação de uma máquina Android, será mostrada uma tela como a seguir:

Clique em Start emulator image , selecione a imagem desejada, cada tenho mais de uma em sua máquina e pronto: você estará rodando seu primeiro aplicativo Android construido no Visual Studio com C#!

// Comente!

comentários

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

3 Comentários

  • Responder janeiro 15, 2012

    Lucas

    Só corrigindo.
    Na parte “Heelo World” a primeira “aspas” está invertida. 😛

  • Responder setembro 10, 2012

    Anderson

    É possível realizar com VB.NET também ?

    • Responder setembro 10, 2012

      eufacoprogramas

      Com esse framework não, pelo não em sua primeira versão.

// Siga as boas práticas: Comente!