Iniciando em PHP – Instalar o Apache

O primeiro passo  para desenvolver em  PHP é a instalação do apache. Apache é um servidor web que permite que um conteúdo web possa ser publicado a partir de sua máquina. Ele não é necessário para programar em PHP. Ele é usado para que possamos alterar nossas páginas e códigos localmente. Sem a sua instalação não seria possível visualizar as páginas criadas, pois ele é o responsável por transformar o código PHP em puro HTML, de forma que o navegador possa interpretá-lo.

Utilizo o XAMPP, pois ele instala a distribuição apache contendo PHP, MySQL e Perl, que é basicamente tudo o que vamos precisar.

Para facilitar o entendimento, sugiro que descompacte o conteúdo baixado em um diretório de fácil acesso da sua máquina. Todos os seus projetos deverão estar em pastas específicas, dentro da pasta htdocs. Caso tenha descompactado o projeto em C:, por exemplo todos os arquivos do projeto “Hello PHP” deverão estar em:

C:xampphtdocsHello PHP

Crie um atalho na área de trabalho, para facilitar o start. Dentro da pasta xampp existe o executável xampp_start. Você iniciará o apache clicando sobre esse ícone.

Para verificar se a instação ocorreu normalmente, abra seu navegador e digite localhost na barra de endereços. Você visualizará uma tela como a tela abaixo:

É possível alterar as configurações padrões do xampp, como a porta, por exemplo — mas esse assunto ficará para um post adiante 😉

• Iniciando em PHP – Parte III: Hello PHP! •

// Comente!

comentários

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

2 Comentários

// Siga as boas práticas: Comente!