A UML é uma metodologia constituída de elementos básicos que podem ser combinados a fim de formar novos elementos – daí o nome de building blocks.

Esses building blocks podem ser de três tipos, que apresentam as seguintes subdivisões mostradas a seguir:

#1 Elementos

  • Elementos Estruturais: Compreende as classes, interfaces, colaborações, casos de uso, componentes e nós.
  • Elementos Comportamentais: Compreende as mensagens e estados de objetos.
  • Elementos de Agrupamento: Trata-se dos pacotes.
  • Anotações: Trabalha-se com as notas.

#2 Relacionamentos

  • Dependência: «includes», «extends», «import», entre outros
  • Associação: Composição, agregação e associações com navegabilidades são casos especiais.
  • Generalização: Trabalho com herança e especialização.
  • Realização: Trabalha-se, principalmente, com a criação de interfaces.

#3 Diagramas

Os seis diagramas UML mais comuns estão listados abaixo. Contudo é importante ressaltar que existem outros diagramas aplicáveis em outros casos. Caso queira uma lista completa, confira o link do fim dessa publicação.

  1. Diagrama de objetos
  2. Diagrama de interação – Subdividindo-se em Diagrama de Sequência e Diagrama de Colaboração.
  3. Diagrama de estado
  4. Diagrama de atividades
  5. Diagrama de componentes
  6. Diagrama de distribuição

 Consulte também esse resumo rápido: Os principais diagramas da UML .

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