Otimização com palavras-chave

Umas das  técnicas básicas de SEO é a utilização de palavras chave. Seus títulos, metatags, menus e texto devem possuir palavras e termos comumente buscados para que o seu site esteja bem localizado para os mecanismos de busca. Nesse post discutirei algumas práticas de SEO envolvendo keywords e aonde colocar essas palavras em seu site.

O primeiro passo é entender como funciona a busca por palavras chave. Em datas específicas, um certo termo pode apresentar maior relevância. Por exemplo, no fim de ano, o termo ‘natal presentes’ terá um grande número de buscas realizadas. Contudo, termos alternativos como ‘ideias presente natal’, ‘presentes de natal baratos’, ‘presentes namorado natal’, ‘natal presentes fazer’, mesmo que separadamente expressem números de busca em menor número, ao ser somados, totalizam uma fatia maior de buscas do que o tem majoritário. Por isso é importante tentar atingir todos esses nichos. As buscas majoritárias são chamadas de termos de cauda curta, enquanto as outras, em menor número, são denominados termos de cauda-longa.

Existem várias ferramentas na web com intuito de ajudar o desenvolvedor ou blogueiro a utilizar palavras relevantes. Esses mecanismos utilizam dados de buscas dos mecanismos, apresentando resultados estipulados. Para te ajudar nessa tarefa, indico o Google AdWords. O AdWords é um programa da Google destinado a vender posições em resultados de busca. Contudo, suas ferramentas podem ser utilizadas gratuitamente, basta que você tenha uma conta Google.

Acesse o link, e na aba Ferramentas clique no link Ferramentas de Palavras Chave.


Digite uma palavra ou termo e selecione filtros, caso seja interessante – Se você tem como foco específico determinado país, por exemplo, selecione-o em opções. Ao realizar a busca será exibido uma lista de ideias de termos que você poderá utilizar,  analisados pela concorrência e número de buscas.

Lembre-se que a soma dos termos de cauda longa representam cerca de 70% do total de buscas relacionadas a um termo. Assim, foque nesse termos, e não somente naquele que é mais buscado. A figura abaixo ilustra um exemplo de busca de keywords para o termo jQuery:


Definidas as palavras, é importante saber aonde usa-las. Os menus e submenus de seu site ou blog deve possuir termos curtos e relacionados ao que está dentro desses menus. Títulos são muitos importantes, assim como a ocorrência dos termos dentro de seus textos.

Para imagens, como os spiders dos mecanismos de busca não conseguem identificar fielmente o que está sendo exibido, utilize sempre o atributo ALT=””, aonde uma breve descrição – utilize no máximo 5 palavras, deve ser identificada para que suas imagens possam receber atenção nas buscas. Além disso é importante nomear suas fotos corretamente e, caso deseje, utilize também o atributo TITLE=””, que faz como que uma decrição seja exibida quando o usuário passa o mouse sobre sua foto.

[code language=”html”] Casa Branca - EUA
[/code]

Outro aspecto que deve ser levado em consideração são as metatags, que ficam localizadas entre as tags head de seu documento HTML. É importante que cada página tenha metatags próprias, referentes a seu conteúdo. Caso isso não seja possível, é melhor não trabalhar com metatags do tipo description, por exemplo, já que é impossível definir uma descrição única que realmente descreverá o conteúdo de todas as suas páginas. Para metatags do tipo description, utilize no máximo 160 caracteres. Já para os tipos title, trabalhe com no máximo 30. Para as keywords, procure também um número razoável. Se os spiders dos mecanismos de busca identificarem que você está tentando algo ‘ilegal’, como um tipo de spam ao utilizar um termo excessivamente, seu site poderá ser penalizado e não aparecerá nos resultados. Observe o exemplo do head  de uma página inicial de um site de uma empresa de transporte coletivo abaixo:

palavras chave metagas

Tenha uma atenção especial com as metatags do tipo description. Quando realizamos uma busca e apresentando um pequeno trecho do site, geralmente os spider selecionam essa descrição. Assim, se o usuário de interessar por ela, provavelmente clicará em seu site.

A figura a seguir propõe uma página perfeitamente otimizada para a palavra-chave “chocolate donut”:

palavras-chave

Por fim, por mais óbvio que seja, um bom conteúdo é fundamental! Somente com bons textos, imagens e informações você ganhará cada mais visitas e visibilidade na web!

// Comente!

comentários

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

4 Comentários

// Siga as boas práticas: Comente!