Perigos pela Internet – Cyber Crimes

PROJETO Crimes Pela Internet

cyber-crime

Com o computador o dia a dia tornou-se mais fácil, há usuários que o utilizam apenas para fins domésticos; filhos fazem trabalhos escolares, jogam on-line e acessam redes sociais, pais utilizam apenas para ler e mandar e-mails e vez em quando se comunica com algum familiar distante e podem imaginar que não correm risco, pois não usam o computador para acessar bancos nem para fazerem compras on-line.

Mas o alvo dos criminosos geralmente são os computadores domésticos, pois eles sabem que a maioria das famílias guarda seus recursos digitais e arquivos pessoais como fotos, currículos, informações financeiras (como imposto de renda) e outros documentos importantes em seus computadores e nem sempre mantêm proteção adequada. Isso faz com que esses usuários sejam alvos fáceis e lucrativos. Muitos criminosos acessam suas informações pessoais como: ver seus arquivos, ler seus emails, ver todas suas senhas, apagar seus arquivos, ou utilizam o seu computador para promover ataques a outros computadores transferindo assim à responsabilidade de sua conduta criminosa para o usuário sem que este saiba ao menos que existe alguém infiltrado em seu equipamento.

Os criminosos podem monitorar tudo o que se faz no computador, espionarem tua privacidade ativando, por exemplo, a webcam para verem e ouvirem tudo o que se passa dentro de casa ou transformar seu computador em zumbi usando-o para enviar vírus e spams para outros computadores fazendo aumentar a rede sob o seu controle.

A partir de agora estarei nesta coluna para debatermos os crime virtuais, mande-nos suas perguntas e farei o possível para esclarecer-las.

Juntos, vamos propalar conhecimento e colaborar para o bom uso da Internet.


Moisés de Oliveira Cassanti é Analista de Sistemas, Administrador de Redes, programador, bacharel em Direito, Palestrante e Membro da Comissão de Direito Eletrônico e de Crimes de Alta Tecnologia da OAB SP.

E-mail: contato@crimespelainternet.com.br

Twitter: @Crimesinternet

// Comente!

comentários

eufacoprogramas

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

// 1 Comentário

  • Responder novembro 11, 2012

    Paulo Matias

    Já que estamos tão expostos a criminosos, como podemos manter nossos arquivos e senhas seguros?
    – imagino que isso vá além do uso prudente que todos deveríamos ter

// Siga as boas práticas: Comente!