Procurando trabalho online

Todos nós sabemos que procurar trabalho nem sempre é algo fácil. Contudo podemos nos considerar felizardos se nos compararmos aos nossos pais e avós: a internet é uma ferramenta fantástica para aqueles que estão a procura de emprego.

Desde a década passada a internet se tornou parte de vários aspectos de nossa vida e hoje estamos online para buscar entretenimento, informação, conhecimento e também oportunidades de negócios. Várias atividades se tornaram mais fáceis e eficazes quando a transportamos para o mundo online – e fazer negócios é uma delas.

A prática da busca perfeita por vagas de trabalho online não é nenhum segredo: requer apenas prática e atenção. Confira algumas de nossas dicas.

  • Tenha em mente qual tipo de trabalho você procura: É muito mais fácil encontrar algo quando você sabe o que está procurando. Tenha em mente uma lista de palavras-chave com termos relacionados a sua busca e partir daí refine sua busca (para saber mais leia também: Realizando uma busca avançada no Google);
  • Trabalhe em um bom currículo: Principalmente se a sua busca por trabalho for no ambiente virtual, seu currículo deve ser impecável e se diferenciar dos demais. Não tenha medo de inovar – mas matenha o bom senso. Fuja de modelos e templates prontos, dê ao seu currículo sua cara! Invista seu tempo preparando um bom portifólio e envie também uma carta de apresentação contando um pouco sobre como você é o candidato perfeito para aquela vaga – não envie a  mesma carta para todas as vagas que você aplicar: Cada trabalho é unico e cada aplicação também deve ser!
  • Preste atenção nas redes sociais! Se você está online, tenha em mente que o seu recrutador também estará. Então preste atenção no que você anda compartilhando em suas redes sociais – e com quem você compartilha. Sou contra você se limitar quando usa o Facebook, por exemplo, porque seu empregador pode não gostar de algo que você compartilha, mas insisto na ideia que certos tipo de conteúdo não precisam ser vistos por todo mundo – da mesma forma que você não compartilharia tudo que vive com uma pessoa qualquer que senta ao seu lado no ônibus, por exemplo. Então lance mão das ferramentas de privacidade das redes sociais que você usa!

 

Gostaria de acrescentar alguma dica em nossa lista? Deixe seu comentário! E boa sorte em seu novo trabalho  🙂

// Comente!

comentários

eufacoprogramas

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

// Seja o primeiro a comentar!