Explicando SEO para o cliente: SEO Como Estratégia de Web Marketing

O SEO foi idealizado como uma estratégia de marketing online que procura customizar os website a fim de manipular os sistemas de busca, objetivando o melhor ranking possível, podendo assim gerar resultados consideráveis como aumento de tráfego, redução de custos e visibilidade através das primeiras posições nos resultados. [1]

Trabalhar com estratégias de web marketing hoje, requer um estudo das práticas de SEO – e isso você já deve saber. Mas como explicar para o cliente?

Sem entrar muito nos detalhes técnicos, abaixo estão pontos que podem te ajudar na argumentação:

  • Explique que grande parte dos usuários realiza buscas por produtos em mecanismo de busca, mesmo que já tenham comprado várias vezes em um site de e-commerce.
  • Não se esqueça de mencionar que outra grande maioria considera os resultados obtidos por buscas como mais confiáveis e influenciadores do que banners. Esse aspecto deve ser olhado com maior crítica. Trabalhar com buscas pagas nem sempre é a melhor opção, já que usuários tendem a olhar esses resultados como banners.
  • Além disso, enfatize que atrair visitantes para o seu site, não é garantia de consumo de um produto. É preciso trabalhar também com técnicas de “conversão” de usuário, a fim de que sua necessidade seja atendida com o propósito final do seu negócio.

Por fim, lembre-se: Ao seu trabalhar com SEO é importante definir bem o que se quer alcançar. Sem definição de metas, não há como analisar resultados.

Para definir as métricas e objetivos a serem alcançados eu costumo explicar para meus clientes que SEO é “dividido em três áreas principais”: Técnico, On-Page/On-site e Link Building.

Se você está começando na área de redes sociais é crucial que você entenda e estude sobre On Page, principalmente quando você é responsável por produzir blog posts. Não se esqueça de sempre considerar o tempo que gasto com SEO (como keyword research, por exemplo) em seus orçamentos e planejamento de tempo!)

Para a parte técnica você provavelmente precisará do auxílio de um desenvolvedor web, caso você não domine o código/linguagem/tenha acesso ao código; Para link-building depende (de novo) do que você vai propor para o cliente.

Como foi dito, aplicar técnicas de otimização em seu site poderá atrair mais visitas, mas o objetivo real do negócio dificilmente está em ter um grande número de visitantes em suas páginas. Aliar essas técnicas em sua estratégia de marketing com a definição de metas é o que realmente trará resultados.


Referência
[1] THUROW, Shari. Search Engine Visibility – New Riders Publishing, 2003.

 

explicando SEO para o cliente

// Comente!

comentários

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

// Seja o primeiro a comentar!