Você precisa saber programar para criar um site?

Criar um site na internet tem se tornado algo muito simples e prático. Com um bom construtor de sites online, o usuário tem a sua disposição vários recursos para montar uma página da maneira que quiser, pois esse tipo de construtor permite que todo o processo seja feito passo a passo sem complicações. Eles oferecem uma linguagem de programação própria em que o usuário apenas escolhe o que quer colocar em seu site, sem a preocupação de saber todas as técnicas necessárias para programar.

A linguagem de programação é um método padrão para enviar instruções para o computador, ou seja, um grupo de regras sintáticas e semânticas utilizadas para especificar um programa. Ela permite que o programador defina com precisão os dados em que o computador irá operar, como eles serão armazenados e quais ações precisam ser tomadas em diversos casos. Com esta linguagem, os programadores têm uma maior produtividade ao expressar suas intenções com mais facilidade do que quando comparado à linguagem que um computador entende nativamente.

Há uma linguagem principal para pessoas que querem aprender a programar, a qual é lecionada em cursos de lógica da programação, o pseudocódigo. Esta não é uma linguagem real, mas é uma maneira simples de conhecer os fundamentos utilizados em todas as linguagens. A partir disso, pode-se escolher entre as mais usadas, como ASP, PHP, html, entre outras. Definidas as regras da linguagem de programação e como elas serão utilizadas, todo o processo de construção se torna mais fácil: o usuário deve somente aplicar os itens escolhidos e trabalhar com eles da maneira que achar mais adequada.

Construtores de sites como o Basekit e o Wix oferecem ao usuário uma interface muito fácil de ser trabalhada. Quem não possui conhecimento nesse tipo de trabalho consegue desenvolver uma página sem problemas, e para quem tem noções básicas é possível mudar a linguagem de acordo com a necessidade. Com os comandos adequados, o construtor pode alterar uma função em sua origem, afetando comandos futuros que o usuário possa executar.

Conhecer linguagem de programação pode facilitar a maneira de como criar um site, mas, se o usuário não sabe como fazer isso, os construtores de sites online oferecem todo o suporte para que o resultado seja tão bom quanto de quem conhece o método. O mais importante é que o site criado tenha as características mais adequadas para sua finalidade e esteja sempre com conteúdos atualizados.

Por Ricardo Fernandes, em MXStudio

// Comente!

comentários

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

// Seja o primeiro a comentar!