Workflow para desenvolvimento web (PHP+Mysql) – Parte 2 de 4

Agora que você já reuniu a as ferramentas necessárias para seu projeto, listou os recursos da sua aplicação, está na hora de falarmos sobre cronograma e outros requisitos, antes de começarmos a desenvolver efetivamente.

1-    Faça um cronograma.

Revise os recursos da sua aplicação na parte 1 e estabeleça um prazo para que cada parte do projeto fique pronta. Se você não está trabalhando sozinho, essa é a hora de pensar em tudo. Lembre-se que você terá que gerenciar seu cliente, seus processos, e o mais importante, nem você nem sua equipe são super-humanos e imprevistos acontecem.

Utilize uma ferramenta de gestão de projetos para ter uma visão mais precisa do andamento do seu projeto, e entregar relatórios para seu cliente. Na FastCom, por exemplo, utilizamos o TeamWork, que tem uma plano grátis para 2 projetos, e planos pagos a partir de 12 USD/mês.

 

2-    Registre seu domínio.

É uma parte importantíssima, que o cliente, na maioria das vezes, nem sabe que existe. Acesse o registro.br para comprar domínios com terminação .br ou o namecheap.com para domínios com outras terminações.

 

3-    Compre e configure sua hospedagem.

Se você vai processar pagamentos na sua aplicação, você precisará de um certificado SSL que o seu provedor de hospedagem vai fornecer. A hospedagem da FastCom oferece certificados da Alpha SSL. Você pode precisar fazer, ainda, cadastros em outros operadores de pagamento, como Pagseguro e Cielo, dependendo dos gateways que você utilizar. Considere um plano cloud, para ter mais flexibilidade na hora de upgrades e downgrades.

 

4-    Pesquise questões legais.

Procure um advogado para que você possa ter informações sólidas e confiáveis sobre direitos autorais da sua aplicação, patentes e demais oportunidades de negócio geradas ao redor do seu projeto.

Na parte 3 falaremos sobre design e produção. Até a próxima!

Fonte: FastCom

Fonte das imagens: Corbis Images

// Comente!

comentários

eufacoprogramas

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

// 1 Comentário

// Siga as boas práticas: Comente!