Ícone do site Eu Faço Programas

40 Boas Práticas de Programação

Quando comecei a cursar Sistemas de Informação, meu então professor Aluisio Eustáquio da Silva nos passou uma lista com 40 boas práticas de programação em C#.

Um bom código deve ser limpo, claro e direto!

A lista a seguir fala de C#, mas contém boas práticas para qualquer linguagem de programação:

Lista: 40 boas práticas de programação em C#

Se você está começando sua carreira agora, não deixe de dar uma olhada!

  1. Escreva os programas de maneira bem simples e direta (sem complicar)
  2. Primeiramente leia documentos a respeito da versão  da Linguagem C# / que estiver usando;
  3. Em seguida faça pequenos programas para testar os comandos da linguagem;
  4. Leia e estude cada mensagem de erro emitida pelo compilador;
  5. Não se esqueça de começar todo programa com um comentário descrevendo a finalidade do mesmo;
  6. Coloque nas funções, que imprimem alguma mensagem, como último caractere de impressão, um comando de fim de linha (n ou WriteLine);
  7. Enfim, termine toda função com return;
  8. Recue o corpo de uma função (endentação), fazendo com que a mesma fique mais legível;
  9. Estabeleça então um critério de espaços nos recuos (Padrão C#:  4 espaços);
  10. Dessa forma, declare cada variável em uma linha para facilitar a escrita de comentários;
  11. Coloque um espaço após cada vírgula (ou ponto e vírgula)  na estrutura for
  12. Antes de mais nada, escolha nomes significativos para as variáveis;
  13. Comece o nome dos identificadores com letra MAIÚSCULA, e, da mesma forma, cada palavra das variáveis com nomes compostos;
  14. Declare as variáveis sempre no início das funções;
  15. Coloque sempre uma linha em branco entre a declaração de variáveis e os comandos seguintes;
  16. Coloque espaços dos dois lados dos operadores aritméticos;
  17. Escreva parênteses, ainda que redundantes, para facilitar o entendimento de expressões aritméticas;
  18. Do mesmo modo, quebre um comando longo em comandos menores e mais simples;
  19. Faça indentação no corpo de uma estrutura;
  20. Escreva um comando por linha;
  21. Em seguida, separe os comandos longos em várias linhas, quebrando-as em pontos que façam sentido;
  22. Consulte as tabelas de precedência dos operadores aritméticos e, em caso de dúvida,  escreva parênteses para efetuar as operações da forma pretendida;
  23. Use um “pseudocódigo” para “bolar” um programa;
  24. Em seguida, idente o corpo de todos os comandos if / else;
  25. Indente todos os níveis com o mesmo espaçamento
  26. Escreva sempre chaves nos comandos de controle (if/else, while, for etc.), mesmo que não seja obrigatório
  27. Digite as chaves, parênteses e  colchetes (abrindo e fechando) antes de digitar os comando ou expressões entre eles
  28. Inicialize contadores, somatórios ou produtórios;
  29. Em seguida imprima mensagens de erro em expressões que tenham restrições de valores, tais como divisão por zero, raiz quadrada de número negativo, entrada de dados inválidas, dentre outras;
  30. Solicite ao usuário os valores a serem digitados, com mensagens adequadas;
  31. Explicite os valores dos “flags” nas entradas de dados que os contêm;
  32. Use o valor absoluto da diferença entre dois números reais, menor que um valor pequeno,  em vez de  comparar números reais com sinal de igualdade ou desigualdade;
  33. “Inicialize” as variáveis ao declará-las, sempre que possível;
  34. Escreva os operadores unários sempre próximos das variáveis (sem espaços);
  35. Controle as repetições com  valores inteiros;
  36. Evite muitos níveis de indentação, pois estes tornam os programas difíceis de serem entendidos;
  37. Use <= ou >= em lugar de < ou >, nas estruturas de repetição, para evitar executar uma iteração a menos
  38. Evite alterar as variáveis de controle do laço for, dentro do corpo do laço;
  39. Coloque sempre o default no comando switch para chamar a atenção em casos excepcionais;
  40. Finalmente, teste os programas exaustivamente!

// Comente!

comentários

Sair da versão mobile