Metodologia ágil SCRUM – Aprenda em menos de 10 minutos

A metodologia ágil SCRUM é um modelo de gerenciamento de projetos que pode ser aplicada em qualquer contexto envolvendo uma equipe que necessita trabalhar em conjunto para atingir um objetivo.

Quer saber mais? Assista o vídeo acima, que promete te dar uma boa base do tema em apenas 10 minutos!

O que é SCRUM?

O tão falado “Scrum” é um processo de desenvolvimento de software baseado na agilidade e no desenvolvimento gradativo e incremental. A metodologia, que é mais comum à times que trabalham com gerenciamento de projetos, também pode ser aplicada em equipes que trabalham com manutenção, por exemplo.

Seu nome está associado a uma formação do  Rugby, onde os jogadores devem se posicionar de forma que imitem uma muralha. Nesse tipo de jogo o trabalho em equipe é extremamente importe para o sucesso do time, pois se um membro falha, acaba comprometendo todos os seus companheiros.

rugby-scrum

O mesmo acontece com uma equipe que trabalha com essa metodologia. A integração entre os membros é fundamental, pois no Scrum as pessoas e sua interações são mais importantes do que ferramentas e processos.

Scrum para iniciantes: Sprints and Backlogs explicados

O método é baseado em ciclos de 30 dias chamados Sprints, onde se trabalha para alcançar objetivos bem definidos. Estes objetivos são representados no Product Backlog.

No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.

O que é Scrum?

A cada dia acontece uma reunião rápida de 15 minutos, chamada de Daily Meeting, em que a equipe discute o que foi feito no dia anterior, as tarefas que deverão ser realizadas e suas dificuldades.

Os principais benefícios dessa prática, ao meu ver, é o auto-conhecimento, trabalho em equipe e busca pelas melhores práticas através de um trabalho de integração em que todo o time se ajuda, buscando o sucesso mútuo. Você compartilha o que tem de melhor e obtem o que os outros têm de melhor.

Scrum - ciclo do trabalho

Para que essa comunicação flua, a metodologia é aplicada à pequenas equipes, mas há programadores solo que podem se beneficiar de seus princípios como um backlog de produto, um backlog de sprint, um sprint e uma retrospectiva de sprint.

Mais sobre SCRUM?


// Comente!

comentários

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

// 1 Comentário

  • Responder março 28, 2012

    Guilherme

    Muito bom o vídeo!

    Trabalho com XP e acho um pouco menos complicado que SCRUM…

// Siga as boas práticas: Comente!