#1 Web Designers são bons ouvintes
A característica mais importante de um bom web designer é a habilidade de escutar e entender o que seus clientes buscam.
Bons profissionais são capazes de entender o que você precisa mesmo que você não saiba sintetizar suas necessidades com palavras. Consequentemente, eles ainda sabem como questiona-lo sobre detalhes e informações que serão úteis no seu trabalho.
#2 Bons profissionais respeitam suas ideias
Um bom web designer está sempre aberto a ouvir o que você tem a dizer.
O profissional deve enconraja-lo a dividir suas ideias e buscar integra-las à sua arte final. Eles ainda respeitam o cliente o suficientemente para explicar porque certa sugestão não funcionaria tão bem em determinada situação de maneira a evitar embaraços e constrangimentos.
#3 Eles se comunicam bem
Assim como a habilidade de saber escutar, a habilidade de se comunicar é uma característica de um bom web designer. Termos técnicos e tecnologias devem ser explicados de maneira simples para quem não está familiarizado com os mesmos.
#4 Eles são bem familiarizados com versões diferentes de tecnologias web
Os melhores web designers tem bom conhecimento de ferramentas que podem auxilia-lo na construção de websites.
Além de entender bem as marcações HTML e atributos CSS, deve trabalhar com conteúdo multimídia e estar preparado para contornar problemas com versões de tecnologias diferentes.
Essa característica vale para todos os profissionais de TI!
#5 Eles usam a tecnologia como meio para atingir seus objetivos
Existe uma grande diferença entre proficiência e conhecimento sobre as últimas tecnologias e o momento correto de utiliza-las.
O conhecimento, nesse caso, está mais ligado ao ‘bom senso’, que deve ser característica de todo bom web designer.
Cada site é um caso particular, e além do know-how para se trabalhar com as tecnologias, é preciso também conhecimento e bom senso para aplicar essas tecnologias onde são apropriadas.
# 6 Eles tem em mente o negócio do cliente aliado ao bom design
Existem muitos designers que são ótimos para criar layouts, mas são péssimos para traduzir nesses layouts o negócio do seu cliente. O site deve ser sempre eficiente e visar o público do contratante, visando usabilidade e acessibilidade, seguindo a identidade visual e de negócio do seu cliente.
#7 Eles não tem medo de sugerir opções que podem economizar seu tempo e dinheiro
Um bom profissional irá lhe sugerir alternativas que possam economizar tempo e dinheiro, quando existirem, mesmo que isso signifique um valor menos de projeto, e consequentemente, menos dinheiro para ele.
#8 Eles tem uma boa visão estética e conhecem padrões de usabilidade e acessibilidade
É claro que um bom designer deve ter a habilidade de criar layouts bonitos. Mas os sites também deve ser atrativos, fáceis de navegar e intuitivos em ações do tipo exclusão e ao adicionar elementos. As cores devem ser bem escolhidas, de modo que o texto possa ser lido sem dificuldades.
#9 Eles são capazes de integrar a identidade visual da empresa em seu novo site
Se a empresa já possui uma identidade visual, é extremamente importante que seu site reflita essa identidade, mantendo os padrões utilizados em papelarias, logotipos, anúncios, entre outros.
#10 Eles tem um processo claro de desenvolvimento
Bons profissionais já trabalharam em vários projetos. Asim, já passaram por ‘enrascadas’ e sabem como evita-las. Assim, um processo claro é definido desde o início do desenvolvimento do site, e o cronograma é seguido fielmente.
Traduzido e adaptado de WPsite.com