Bem vindo ao mundo do desenvolvimento web! ????
Nessa série de posts você aprenderá todos os conceitos básicos necessários para começar a desenvolver em .NET.
Sem muita enrolação, mãos no teclado!
Como funciona um Website
Não tenho o intuito de explicar aqui como funciona a rede mundial de computadores (our internet) ou explicar tecnicamente e detalhadamente esse tópico.
Basicamente o que você precisa saber é que um servidor Web processará as páginas que serão desenvolvidas em ASP.Net e enviará o código HTML ao browser do cliente.
HTML
O HTML nasceu com a finalidade de estabelecer uma forma simples para publicar sites na internet. Significa, de forma literal, linguagem de marcação de hipertexto. Sendo assim, como o próprio nome diz, HTML não é uma linguagem de programação e sim uma linguagem de marcação.
Se você é familiar com o HTML, siga em frente. Caso o contrário, é aconselhável que se entenda pelo menos o básico da linguagem.
Aconselho como material de estudo as vídeo-aulas da Cah Félix. Esse é um curso gratuito de HTML 5 para iniciantes no Youtube.
É importante que você tenha conhecimento da linguagem para não se sentir “perdido” e entender o que está sendo feito com maior clareza.
Por ser uma linguagem de marcação, o HTML permite a criação de páginas estáticas somente, e as linguagens de programação web surgem para contornar esse problema. Elas interpretam e modificam o código HTML no servidor, enviando ao cliente o que será lido.
Sua estrutura básica compreende da tag <html> delimitando o documento; Dentro dessa tag existe um cabeçalho, delimitado por <head> , e um corpo, delimitado por <body> , aonde são colocados os textos, imagens, vídeos – o conteúdo da página.
Os comentários em HTML são tratados da seguinte forma:
<!-- Comentário -->
Os tags ou marcadores são estruturados da seguinte maneira:
<!-- Inicio da tag -->
<nome_da_tag atributo=“valor”>
<!-- Fim da tag -->
</nome_da_tag>
<!-- ou uma tag vazia -->
<nome_da_tag atributo=“valor”>
Javascript
O Javascript é uma linguagem de programação que surgiu com intuito de auxiliar no problema do HTML lidar apenas com páginas estáticas. Ela é interpretada pelo browser e “roda” ao lado do cliente, mas não resolve problemas mais complexos – vamos utilizar o C# para isso ????
Javascript é muito utilizado na validação de formulários e comunicação de forma assíncrona de dados com o servidor (conceito conhecido como AJAX). Pode aparecer em blocos delimitados por tags <script> em blocos html ou em arquivos separados, destinados a esse fim.
<html>
<head>
<script language="javascript“>
function Carregar(){
document.getElementById(“texto").innerHTML = "Pronto...";
}
</script>
</head>
<body>
<a href="#" onclick=“Carregar()">Próxima página</a>
<div id=“texto"></div>
</body>
</html>
O Visual Studio oferece aos desenvolvedores, além de inline sense para JavaScript, compatibilidade entre os objetos criados no servidor com os pseudos objetos JavaScript presentes no cliente; lembrando que JavaScript não é Orientado a Objeto.
Ufa! ????
Parabéns, agora você tem uma ideia dos conceitos básicos para desenvolvimento web! O próximo passo é entender um pouco sobre O que é ASP.Net.
[…] No post anterior vimos uma introdução à conceitos básicos de desenvolvimento web. Esse tutorial, para iniciantes, explicará de uma forma mais clara o que é o Asp.Net […]