Em um post anterior fiz um overview sobre a metodologia Ágil Scrum. Contudo, anteriormente tomei a liberdade de inverter a ordem do tópicos, explicando primeiramente sobre fluxos e papéis do Scrum .
Os papéis do Scrum
O Papel do PO no Scrum
Em um time, o Product Owner possui a visão do produto e do retorno que o projeto trará para a empresa e para os envolvidos. Dessa forma sua missão é cuidar do Product Backlog, planejar releases, priorizar requisitos e passar ao time uma visão clara sobre os objetivos do projeto.
O Papel do Scrum Master (SM)
O Scrum Master exerce um papel de liderança no processo, mas ele não centraliza decisões, seu papel é guiar o time e a empresa para a auto-gestão, combatendo o comando-controle.
O papel de Scrum Master não possui autoridade alguma perante o P.O ou o Time. Assim sendo as responsabilidade do Scrum Master são manter o foco no processo, remover impedimentos da equipe e auxiliar na comunicação entre equipe e P.O.
Papel do Time no Scrum
O time é uma equipe multidisciplinar que realizará a implementação do produto / projeto. O time deve manter a auto-gestão de suas atividades. Devem ser comprometidos e responsáveis em realizar o trabalho necessário para atingir a meta da sprint.
Fluxo do Scrum
O Product Owner (PO) define a Visão do Produto, ou seja, a necessidade que deve ser atendida ao fim do projeto. Dessa forma o PO representa aqui os desejos do cliente, colhendo informações junto a clientes, usuário final, time, gerentes, stakeholders, etc.
Dessa forma o PO quebra o produto em uma lista de necessidades que precisam ser produzidas para que a visão do produto seja atingida. Essa lista é chamada de Product Backlog.
O ScrumMaster pode auxiliar o PO na elaboração do Product Backlog. O ponto mais importante é que esta lista deve ser priorizada de acordo com o ROI.
Dessa forma os itens que geram o maior retorno de investimento para o cliente devem estar no topo do Product Backlog, com uma granularidade pequena, para que seja possível entrar no desenvolvimento.
Planning Meeting & Sprint
No início de cada iteração (Sprint), o time realiza o Planning Meeting. Nessa reunião planeja-se e defini-se o que será entregue ao final da Sprint.
Dessa forma, de acordo com a priorização do Product Backlog, o Product Owner indica quais itens do Product Backlogs devem ser atendidos.
Depois disso o time decompõe cada item selecionado do Product Backlog em tarefas técnicas, gerando assim o Sprint Backlog. Cada membro seleciona suas tarefas do Sprint Backlog e as estima em horas.
Durante a execução de uma Sprint, vale a Engenharia definida para o projeto.
O ScrumMaster remove impedimentos e garante a utilização do SCRUM. O time executa as tarefas do Sprint Backlog e, caso tenha necessidade, consulta agentes externos e também o Product Owner.
Diariamente o time realiza o Daily Meeting (15 minutos), uma reunião onde cada membro deve responder:
- O que eu fiz desde a última reunião?
- O que eu pretendo fazer até a próxima reunião?
- Tive algum impedimento?
O ScrumMaster deve facilitar essa reunião e auxiliar o time, porém a reunião não é para ele, e sim para o time.
Após se completar as tarefas de uma Sprint, é realizada a Review Meeting, onde o time apresenta ao Product Owner e convidados, o que foi feito.
O Product Owner vê a demonstração do produto criado e verifica se a meta da Sprint foi atingida.
Finalmente, realiza-se a reunião de Retrospectiva, facilitada pelo ScrumMaster, onde o time deve avaliar:
- O que foi bom?
- O que pode ser melhorado?
- Quem está no controle?
O Product Owner pode participar, caso o time ache necessário.
Mais sobre Scrum
- SCRUM, Product Owner e a Parábola do Taxista
- Fluxos e Papéis do SCRUM
- Baby Steps – Metodologias Ágeis
- Extreme Programming
- Desmistificando Equipes Multidisciplinares – Scrum
Quer atingir um público que adora tecnologia web e inovação? Anuncie no Eu Faço Programas!
// Seja o primeiro a COMENTAR