5 Softwares livres que todo mundo deveria usar

Por que pagar por programas (ou usar métodos ilícitos!) se existem alternativas gratuitas em que podemos trabalhar tão bem quanto?

Quando formato uma máquina para amigos ou parentes sempre instalo alguns programas que uso e recomendo para todos. Esses programas certamente serão usados pelos usuário e basicamente se enquandram em duas categorias: A primeira é a dos softwares baseados em um outro famoso no mercado. Contudo, prefiro os que serão citados pela sua facilidade de uso ou ferramentas extras (além do fato de serem gratuitos, é claro!). A segunda categoria enquadra programas com recursos claramente inferiores às versões comerciais, mas que são mais do que adequadas para o uso diário de quem não é um profissional da área, ou seja, quando não é necessário realmente investir em algo profissional, uma ferramenta para “quebrar um galho”.

Os cinco programas que recomendo são:

1. VLC Media Player

No topo da minha lista coloco o  VLC media player. Esse player toca praticamente todos os formatos de vídeos e audio. Se o VLC não roda um vídeo, então nenhum outro programa vai rodar! Esse software é uma resposta para todos aqueles erros do Media Player sobre codecs não encontrados e outros erros. E o melhor: o VLC não só toca todos os formatos, como faz isso bem! É um dos programas mais bacanas que você instalará na sua máquina, seja ela um Windows, Linux ou Mac. Vale a pena!

2. Irfanview

O próximo da lista é um visualizador de imagens e pequeno editor, o Irfanview. Definitivamente o melhor visualizador atual! Mas certifique-se de baixar os plugins. Você poderá ler tudo, desde arquivos .TXT, arquivos antigos da Kodak de formato .kdc e formatos da Adobe. Ele poderá até tocar uma grande quantidade de formatos de vídeos e músicas. Contudo, é melhor instala-lo antes do VLC, para que os arquivos de vídeo e áudio sejam abertos primeiro pelo VLC que é próprio para isso. Esse programa também lhe permite fazer pequenas alterações em fotos.

3. ImgBurn

Para aqueles que gostam de trabalhar com imagens ISO e precisam criar essas imagens de um jeito fácil e simples, o ImgBurn é o utilitário que você precisa. Esse é um tipo de programa que você não sabe que precisa até que comece a barixar ou upar aquivos ISO. Esse programa lhe permite trabalhar de maneira simples e faz a maioria das configurações automaticamente, sem com qe você precise se preocupar.

4. OpenOffice

Se você não pode pagar por uma versão do Microsoft Office, o Open Office lhe servirá bem. Esse pacote sofreu uma série de melhorias e atualmente uso-o para me ajudar na escrita de vários de meus artigos. Realmente fiquei impressionado com a série de recursos e funcionalidades que foram adicionados e tenho certeza que a maioria dos que estão aqui lendo essa coluna também ficariam. O seu processador de textos é tão bom quanto o da Microsoft e eu só adicionaria uma observação para o trabalho com planilhas, que não são assim tão boas para se trabalhar com quantidades abusivas de dados – mas como poucos utilizam tantos dados em seus computadores pessoais, isso não é um grande problema.

5. Audacity

Finalmente, o último, mas não menos importante, software a ser recomendado, é o  Audacity, um editor de sons. Seja você um amador ou profissional e já precisou de trabalhar um som – para corta-lo ou fazer outro tipo de alteração simples, que não necessite um programa profissional, utilize esse programa! Ele é simples e fácil de usar e leva apenas alguns minutos para realizar alterações. Funciona em todas as plataformas e é pequeno, podendo ser baixado em situações de emergência.

E você, usa algum programa dessa lista? Adicionaria algum? Comente!

Publicado originalmente em Profissionais TI

// Comente!

comentários

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

14 Comentários

  • Responder junho 25, 2012

    Pedro Vidal

    Sugeriria o editor de código VI (gVim), leve, funciona em qualquer plataforma e pode rodar a partir de um pendrive também.
    Pra quem diz que o editor é difícil de ser usado ou tem comandos complicados, segue o link abaixo:
    http://yannesposito.com/Scratch/en/blog/Learn-Vim-Progressively/

  • Responder junho 25, 2012

    Rodrigo

    Concordo com o Pedro, diria pra colocar na lista o notepad++

    Editor de Código excelente e inteligente, servve para editar textos comuns também de uma forma mais dinâmica.

  • Responder junho 25, 2012

    Diego Ramos

    Fala moçinha!
    Adicionando na lista, o Aptana. IDE para programação, que é um fork do Eclipse.;)

    Se cuide, sucesso!

  • Responder junho 25, 2012

    Hélio

    De todos somente nao concordo com o OpenOffice. O software ainda está muito aquém do esperado, comparado com a versão licenciada pela Microsoft. Ele evoluiu muito, mas ainda não é suficiente quando se tem arquivos criados nativamente na suite Microsoft, e deseja abrir/editar na suite OpenOffice.

  • Responder junho 25, 2012

    Siro C.

    Format Factory ! Muito util, para converter musicas,arquivos,fotos para qualquer tipo de extensão ! é muito bom!

  • Responder junho 25, 2012

    Elder Marco

    Gosto bastante do VLC. A versão 2.0 dele trouxe várias novidades e melhorias. Muito bom mesmo.

  • Responder junho 25, 2012

    Dyeison

    Tem o Izark ou o 7zip para arquivos compactos de vários formatos. O Foobar, player com um excelente gerenciador para músicas, altamente configurável. Foxit reader para PDF…

  • Responder junho 26, 2012

    Luan dos Santos

    Blender

  • Responder junho 26, 2012

    Leno

    Esqueceu do principal!
    O linux, é possível que este SO atenda as necessidade que um usuário final tenha para utilizar como no Windows.
    Hoje em dia o ambiente de algumas distribuições estão bem amigáveis.
    xD

    • Responder outubro 30, 2013

      linux_master

      Concordo com o Leno, o Linux deveria ser o primeiro da lista.

  • […] Eu faço programas .nrelate_related .nr_sponsored{ left:0px !important; } Veja também:Top 5 – Filmes de Herói Que […]

  • Responder outubro 30, 2013

    Francisco

    Vou somar com os comentários do que a galera já citou indicando tb o Notepad++, FormatFactory e o Ubuntu como sistema operacional.

  • Responder outubro 30, 2013

    Rafael Gomes

    Muito bom!

    Eu ainda acrescentaria o MediaCoder como editor de música e vídeo. Esse software pode converter vídeo para diversos formatos já pré-estabelecidos como iphone, PSP entre outros.

    Abraço a todos!

  • Responder outubro 30, 2013

    Olivio

    Desculpe, mas alguns app são irrelevantes no dia-a-dia para a maioria das pessoas.

// Siga as boas práticas: Comente!