Se as linguagens de programação fossem religiões

Se as linguagens de programação fossem religiões, qual seria a sua crença?

 

C seria o Judaísmo

É antigo e restritivo, mas a maioria do mundo está familiarizado com suas leis e as respeitam, como os dez mandamentos. Seus patriarcas ,os sistemas operacionais, são mundialmente conhecidos.

Contudo a questão é: você não pode se converter a ela— tem que estar nela desde o começo— ou que pensará que é insanidade. As pessoas também têm por costume culpá-la pelos problemas do mundo.

Java seria o Cristianismo tradicional

É teoricamente baseado no C, porém evita tantas antigas leis dele você não se sente no Judaísmo de jeito nenhum. Além disso, acrescenta seu próprio conjunto de leis rígidas que seus seguidores consideram de longe superior ao original. E não estão apenas certos de que esta é a melhor linguagem do mundo, mas tem vontade de queimar todos àqueles que a criticam, tudo em nome do seu deus, o Framework.

PHP seria o Catolicismo não praticante

Luta com Java por fiéis no mercado da Web. Toma uns poucos conceitos do C e do próprio Java, porém apenas aqueles que este realmente gosta como as quermesses.

Talvez não seja tão coerente quanto outras linguagens mas pelo menos lhe deixa um sentimento de liberdade e um maior conforto com suas leis e a idéia central da doutrina. Também o conceito de goto inferno foi abandonado inteiramente.

C++ seria o Islamismo

Além de ter todas as leis do C coloca acima destas um conjunto complexo de regras novas. É tão versátil que pode ser usado para fazer várias coisas desde atentados terroristas até belas obras de arte.

Seus adeptos estão convencidos de que esta é a última linguagem universal e se irritam com aqueles que discordam deste fato. Ademais se um infiel insultar seu profeta Bjarne Stroustrup muito provavelmente um seguidor radical irá ameaçá-lo de morte .

C# seria o Mormonismo

A primeira vista é a mesma coisa que Java. Porém com uma olhada mais profunda você percebe que ele é controlado por uma única corporação (o qual muitos Javeiros acreditam ser o mal) adorada no seu templo, o Visual Studio .NET.

Você pensa que ele provavelmente seria legal; isso se todos os fiéis do Java não te discriminassem tanto por segui-la.

Lisp seria o Zen Budismo

Não há sintaxe, não há deuses a serem seguidos. O universo todo está ao seu alcance— você só precisa estar sintonizado. Muitos dizem que esta não é uma linguagem de jeito nenhum; outros dizem que é a única religião que faz sentido.

Perl seria o Voodoo

Uma série de ritos com encantamentos que envolvem sangue e bonecos espetados são usados para fins imediatos. Geralmente utilizado quando seu chefe lhe obriga a fazer uma tarefa urgente às 10 horas numa sexta à noite.

Assembly seria o Espiritismo

Passa-lhe a idéia que você mesmo também pode ser um médium e entrar no mundo binário, mesmo que através de símbolos, sem a real necessidade dos líderes espirituais das outras religiões: os debbugers .

Ruby seria o Neopaganismo

A mistura de várias linguagens e idéias batidas em algo que pode ser reconhecido como uma linguagem. Seus adeptos crescem rapidamente e embora você os olhe com suspeitas, no geral, são pessoas bem intencionadas e com nenhuma vontade real de ferir ninguém.

Visual Basic seria a Maçonaria

Com a idéia de conseguir as coisas facilmente e se tornar rico vendendo rapidamente seus programas que são feitos rapidamente.

COBOL seria o Antigo paganismo

Uma vez isto dominava uma vasta região e era muito importante, mas hoje em dia está quase morto, para o bem de todos nós. Mesmo que muitos fiquem assustados com os rituais exigidos por suas divindades, há quem insista em mantê-lo vivo ainda hoje.

Python seria o Humanismo

É simples, irrestrito e tudo que você precisa seguir é o bom senso. Muito dos seus adeptos clamam estar livre do fardo imposto por outras linguagens e que eles redescobriram o prazer de programar. Contudo há quem diga que isto é apenas outra forma de algoritmo.

Lua seria a Wicca

Uma linguagem panteísta facilmente adaptável com qualquer cultura. Seu código é muito liberal permitindo técnicas que seriam descritas como mágica por outros acostumados com linguagens mais tradicionais. Tem uma forte conexão com o céu.

HTML seria o Ateísmo

Não há templos como os IDEs nas outras religiões, nem mentores espirituais como os compiladores. Não é nem mesmo uma linguagem embora muita gente acredite que sim.

É a falta de qualquer crença e ainda que existam “sugestões” de como fazer ninguém realmente as segue. CENTER é uma tag depreciada? Meh.

Morais são relativas, codifique o que quiser e os browsers ainda darão certo.

Ps: Antes de me crucificarem, HTML é uma LINGUAGEM DE MARCAÇÃO mas mereceu entrar no post, okay? 😉

— Traduzido/adaptado do Blog Aegisub

// Comente!

comentários

eufacoprogramas

Olá, eu sou a Gabi e eu criei o "Eu Faço Programas" em 2011, quando ainda trabalhava em desenvolvimento web. Atualmente meu trabalho é focado em estratégia digital e redes sociais. Quer saber mais? www.imgabi.com

15 Comentários

  • Responder abril 23, 2012

    Bruno

    Só uma correção HTML não é linguagem de programação mas sim uma Linguagem de Marcação

    • Responder abril 23, 2012

      eufacoprogramas

      Já havia adicionado esse ps no fim do post, Bruno 😉 mas mesmo assim o HTML mereceu entrar na lista!

    • Responder abril 28, 2012

      William Wiechorek

      Lê tudo depois discute. Ela já tinha mencionado isso.

  • “COBOL seria o Antigo paganismo: …mas hoje em dia está quase morto…há quem insista em mantê-lo vivo ainda hoje.” Tá maluco??? Morto???

    Já que tem C, C++ e C#, poderia ter também o object-C né?

    • Responder abril 23, 2012

      Eduardo

      Não, é q insistam em mantê-lo vivo, é q o legado é tão grande, que não tem papa, ou terrorista q vença

  • Responder abril 23, 2012

    Eduardo

    Então sou um Judaísta Islâmico Espirita Humanista, DAFUQ !

  • Responder abril 23, 2012

    Chamycal

    Poderiater VB.NET também neh? hehe

    • Responder abril 24, 2012

      Fabio

      POKER
      mas VB.NET não é o visual basic?

      • Responder abril 29, 2012

        Rodrigo

        visual basic consegue ser pior que o vb.net (imo)

  • Responder maio 8, 2012

    Breno

    Ninguem deu o devido valor ao post, mas parabens, esta genial

  • Objective-C é a igreja Universal?!

  • Responder maio 22, 2012

    Fernando

    e o Pascal ??

  • Responder maio 30, 2012

    ELC Gamer

    Maçonaria não é religião, é uma sociedade discreta,pois como todos sabem que existe e grande parte dos estudos são conhecidos, ela deixa de ser uma sociedade secreta.

  • Responder janeiro 23, 2017

    Mag Inome

    Mormonismo não cara, MELHOR QUE JAVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Responder junho 11, 2017

    Welton

    Cadê o Javascript?

// Siga as boas práticas: Comente!