Uma das perguntas mais comuns de quem está iniciando seu trabalho em gerenciamento de redes sociais é como planejar o seu tempo (geralmente para calcular como cobrar pelos seus serviços).

Então, o início é mais difícil mesmo, você vai ter que encontrar o seu ritmo em relação à organização. Por mais que você leia e pesquisa, somente a prática fará com que você encontre o balanço entre criação/análise/gerenciamento e também entre publicações/re-publicações.

É importante mencionar também que o comportamento da comunidade a ser gerenciada muda bastante de conta para conta, nicho para nicho – e esse comportamento também se altera com o tempo.

Você não precisa passar fins de semana programando publicações!

Após 4 anos na área de estratégia digital (e outros 3 como desenvolvedora web), reuni aqui 6 dicas úteis para você que está começando.

01) Comece seu planejamento com uma lista de média/tempo que você gasta para cada publicação

Em média eu calculo 10 minutos para cada Tweet e 30 minutos para Linkedin, Facebook, Instagram. Isso é uma média, você pode gastar mais ou menos. Lembrando que esses tempos podem parecer muito, mas você tem que levar em conta o tempo que gasta procurando pelo conteúdo, lendo, criando um texto e imagens bacanas. Errei muito (e ainda erro), mas hoje estou em um ritmo melhor – e você precisa começar para encontrar o seu.

A partir daí você pode trabalhar com o orçamento do cliente e sugerir uma frequência de publicações, ou sugerir o orçamento baseado em uma frequência de publicações.

02) Para cada publicação, agende uma re-publicação

O ideal é ter conteúdo programado para as redes que você gerencia para as próxima duas semana, com algumas publicações agendadas para o mês seguinte. Sempre pode acontecer alguma emergência ou imprevisto.

Para que seu você sempre tenha conteúdo agendado para o futuro recomendo que você siga um fluxo de re-publicações também. Por exemplo, toda vez que você tem um blog novo, faz uma publicação no dia, após uma semana, após um mês, após dois meses, etc. Para cada tipo de conteúdo você vai encontrar uma certa frequência “ótima” analisando as métricas de sua conta.

Além disso, no fim de todo mês é importante dar uma olhada geral na performance das suas publicações. Você pode reprogramar o seu Top 03, por exemplo, para o próximo mês (ou replicar uma sequência como a que citei acima).

03) Fique atento ao que falam sobre você: Google Alerts é seu amigo!

Fique de olho nas tendências: Crie um Google Alerts para menções da sua marca e termos relevantes: https://www.google.com/alerts . Você vai ter mais conteúdo e vai preencher o seu calendário (lembre-se sempre da sequência ali de cima, o que pode ser re-aproveitado?)

O Google Alerts é interessante também para link building (aliás vamos falar sobre SEO? ????).

Sempre que você receber um alerta dê uma olhada na página e entre em contato com o administrador do site/autor do artigo caso não tenham adicionado o link para o seu site.

Entre em contato com os sites também agradecendo a publicação. Re-publique várias versões, algumas com menção do outro site, usando a hashtag do outro site, usando uma arte diferente.

No caso do Twitter você pode também criar listas com sites que já te mencionaram anteriormente. Você pode criar listas públicas, como “Amigos do Eu Faço Programas ou uma lista de contatos que você pode divulgar novos projetos/conteúdo (se um site já publicou sobre você, eles podem estar interessados em publicar novamente!)

04) Para gerenciamento de redes sociais: o Google Calendar é seu amigo também!

Categorizar o seu conteúdo é super importante para entender suas métricas e analisar o que funciona, o que não funciona, e como você pode otimizar sua estratégia para os objetivos de negócio de seu cliente.

Encontrar uma ferramenta e ritmo de organização que funcionassem para mim foi bem difícil nos dois primeiros anos; Aqui mostro um exemplo de como me organizo atualmente: usando o Google Calendar. Para esse cliente uso outra ferramenta para programação de publicações, o AgoraPulse. Mas esse ritmo do Google Calendar é o que me fez melhorar o conteúdo que distribuo e ter tempo para começar a brincar com ads ????

A seguir é meu calendário do mês ATUAL para uma conta (considere que estamos no dia 11) , para você ter uma ideia. Cada cor é uma categoria de post diferente. As abreviações são para as redes sociais e para uma sub-categoria (FB = Facebook, [i] inside, cor roxa para links do sub-site do cliente).

Calendário Editorial Para Redes Sociais

Abaixo é o meu calendário com tudo que tenho pronto para o PRÓXIMO mês, para você ter uma ideia do que deixo agendado para um mês.

Exemplo de calendário para redes sociais

E por último é o que tenho agendado para Dezembro (em aproximadamente 6 meses), seguindo o ritmo de sequência que mencionei anteriormente.

E por aí vai… Tome “cuidado” com o que planeja com mais de 3 meses, porque às vezes sazonalidade influencia bastante. E as tendências mudam, sua rede aumenta, a média aumenta…

05) Salve todas as imagens que você publica

Crie o hábito de salvar as imagens que você publica em pastas separadas por cliente, por mês, por ano. Você pode usar uma nomenclatura tipo TWfotoDaFesta.png ou FBfotoDaFesta.png para ficar fácil encontrar a publicação de uma rede ou campanha.

Ps: Eu não tinha o hábito de manter todas as imagens, mas meu colega de trabalho tinha. Comecei a salvar e agradeci aos deuses quando as ferramentas de publicação deram erro e tive que refazer um post!

E por último:

06) Quanto tempo vou gastar para gerenciar minha comunidade?

Isso vai depender muito do ritmo da sua comunidade!

Usando o mesmo exemplo do cliente acima, que é uma faculdade: O número de mensagens nas contas é seasonal, então tem época que tem muito request, mas nos “dias comuns” você vai encontrar um ritmo e também um padrão. Por exemplo, hoje sei que recebemos mais mensagens nos domingos à noite, principalmente de países da ásia, e isso vai me levar algum tempo para resolver na segunda-feira já que preciso do auxílio do departamento de admissões. Já no período de férias de verão não recebemos muitas mensagens. Até o fim do verão, quando começam mensagens sobre perguntas gerais do período de introdução. Essas mensagens eu respondo em poucos minutos. Mas quando os alunos começam a chegar na universidade recebemos muitas perguntas em que preciso entrar em contato com o departamento de alojamento. E isso vai levar algum tempo…

Se você está começando agora o ideal seria definir com o cliente um tempo fixo para gerenciamento da comunidade aliado à um número de horas variável caso você necessite mais tempo. Por exemplo, para outro cliente o combinado eram 3 horas semanais (+1-2 horas semanais caso necessário). Se na semana eu não “usei” as três horas fixas (não recebemos mensagens), eu poderia “gastar essas 3 horas” interagindo com pessoas que usaram uma certa hashtag, oferecendo nosso conteúdo quando relevante.

Espero que essas dicas tenham te ajudado a começar! Se você tem alguma pergunta específica, deixe seu comentário: prometo responder um por um por ????

Tem alguma dica legal? Compartilhe ????

// Comente!

comentários