Confira as principais leis que (infelizmente!) regem o ambiente do desenvolvimento e gerência de projetos.


“Se alguma coisa pode dar errado, vai dar errado.”

– Lei de Murphy.

“Se alguma coisa é impossivel dar errado, mesmo assim vai dar errado.”

– Corolário de O’Malley à Lei de Murphy.

“Se alguma coisa pode dar errado, vai dar errado da pior maneira possível.”

– Lei de Sod.

“O volume de trabalho a ser feito sempre se expande de forma a ocupar todo o tempo disponível à sua conclusão.”

– Lei de Parkinson.

“Se houver 50% de chance de alguma coisa dar errado, dará errado em 90% dos casos.”

– Lei de Cole.

“Um projeto de dois anos levará três anos. Um projeto de três anos nunca será concluído.”

– Lei de Smith.


“Lembre-se que não existe nada mais difícil de fazer, mais perigosa de administrar, ou mais incerto em seu sucesso, que tomar a iniciativa na introdução de uma nova ordem de coisas. Porque o inovador tem como inimigos todos os que se deram bem debaixo das velhas condições, e defensores tépidos naqueles que podem se dar bem debaixo das novas.”

Alerta de Maquiavel aos Gerentes de Projeto


“Nada será feito enquanto nada for feito. Os gerentes de projeto não conseguirão o pessoal de que precisam a menos que eles estejam sobrecarregados com horas extras, úlceras e esforços sobrehumanos. Só quando prazos são estourados é que a direção aprova o pessoal que, se estivesse disponível no início, teria permitido cumprir os prazos.”

– Lei de Woehlke


“Quanto mais tempo você gasta reportando o que você está fazendo, menos tempo você tem que fazer qualquer coisa. A estabilidade é alcançada quando você gastar todo seu tempo fazendo nada além de reportar o que você está fazendo.”

Lei de Cohn

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