A UML é uma metodologia constituída de elementos básicos que podem ser combinados a fim de formar novos elementos – daí o nome de building blocks.
Esses building blocks podem ser de três tipos, que apresentam as seguintes subdivisões mostradas a seguir:
#1 Elementos
- Elementos Estruturais: Compreende as classes, interfaces, colaborações, casos de uso, componentes e nós.
- Elementos Comportamentais: Compreende as mensagens e estados de objetos.
- Elementos de Agrupamento: Trata-se dos pacotes.
- Anotações: Trabalha-se com as notas.
#2 Relacionamentos
- Dependência: «includes», «extends», «import», entre outros
- Associação: Composição, agregação e associações com navegabilidades são casos especiais.
- Generalização: Trabalho com herança e especialização.
- Realização: Trabalha-se, principalmente, com a criação de interfaces.
#3 Diagramas
Os seis diagramas UML mais comuns estão listados abaixo. Contudo é importante ressaltar que existem outros diagramas aplicáveis em outros casos. Caso queira uma lista completa, confira o link do fim dessa publicação.
- Diagrama de objetos
- Diagrama de interação – Subdividindo-se em Diagrama de Sequência e Diagrama de Colaboração.
- Diagrama de estado
- Diagrama de atividades
- Diagrama de componentes
- Diagrama de distribuição
Consulte também esse resumo rápido: Os principais diagramas da UML .
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